Manifesto do coletivo Pó de Poesia

O Poder da Poesia contra qualquer tipo de opressão
Que a Expressão Emocional vença.
E que o dia a dia seja uma grande possibilidade poética...
Se nascemos do pó, se ao morrer voltaremos do pó
Então queremos Renascer do pó da poesia
Queremos a beleza e a juventude do pó da poesia.
A poesia é pólvora. Explode!
O pó mágico da poesia transcende o senso comum.
Leva-nos para um outro mundo de criatividade, imaginação.
Para o desconhecido; o inatingível mundo das transgressões do amor
E da insondável vida...
Nosso tempo é o pó da ampulheta. Fugaz.
Como a palavra que escapa para formar o verso
O despretensioso verso...
Queremos desengavetar e sacudir o pó que esconde o poema...
Queremos o Pó da Poesia em todas as linguagens da Arte e da Cultura.
O Pó que cura.
Queremos ressignificar a palavra Pó.
O pó da metáfora da poesia.
A poesia em todos os poros.
A poesia na veia.


Creia.


A poesia pode.


(Ivone Landim)



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto de apresentação do poeta Jorge Medeiros para seu primeiro livro Bagagem de Mão.


Jorge Medeiros, poeta da busca. Através de seus versos o poeta pontua suas inquietações a respeito de si e de suas relações sociais.
Reflete suas vivências de encantos e desencantos com a inteção de decifrar suas matáforas mais íntimas.Trazendo os versos do poema para dentro de sua centralidade. Mas,para isso, procura, antes de tudo,compreender a periferia que o cerca na sua ação pedagógica,sem impor qualquer didática rígida na sua contrução poética.

Não é prisioneiro de verdades alheias. E sem se preocupar com o tempo ,busca seu caminho trilhando-o com seus próprios passos, e não querendo que o digam para onde deve ir.



Ivone Landim

Professora de lite.ratura/Poeta/Fundadora do Grupo Pó de Poesia ,do Zine Enre Linhas e o Grupo de Gênero Fulanas de Tal.


Mais Jorge Medeiros e seu livro Bagagem de Mão

Descrever um pouco do que é a obra de um autor que é apaixonado pela arte,é como descrever sua alma. A alma cheia de amor de Jorge Medeiros, encontra na poesia um canal fluídico para se destilar,seu ser ,seu crer,sua sina de homem.
Aos pouco seus textos foram se tornando mais do que o reflexo do seu grande entusiasmo pela poesia e as diversas formas de arte. Suas poesias passam a ser sua "Bagagem de Mão' Para descrever a vida. Um ser que faz questão de afirmar que a vida é melhor por ter amigos,que faz amigos de peito aberto,sem preconceitos e sem ânsia de ter mais, só uma busca de dar-se mais,sendo mais.
Neste passo decidido de lançar suas obras,mostra assim também sua inquietude, e o termo de urgência que se instala , não em mostrar-se, mas em dividir-se, para nós.
Sua poesia é fala direta,linha reta,curvilínea e inexata. Sua poesia urge sem intenção, mas por situação.Não tenho dúvidas em dizer que em seu livro Jorge Medeiros mostra um pouco de como a gente faz o mundo melhor,começando pelo nosso mundo. Fazendo o que a gente acredita com amor, a partir deste momento já estamos vivendo um pouco melhor.
Porém vamos reforçar este convite, sigamos a ler e passear pelo mundo desse ser, pegando carona em sua Bagagem de Mão,e chegando mais perto da alma desse poeta.


Giano Azevedo

Professor de Educação Fisica/ Psicólogo/Poeta(faz parte do Pó de Poesia).