Manifesto do coletivo Pó de Poesia

O Poder da Poesia contra qualquer tipo de opressão
Que a Expressão Emocional vença.
E que o dia a dia seja uma grande possibilidade poética...
Se nascemos do pó, se ao morrer voltaremos do pó
Então queremos Renascer do pó da poesia
Queremos a beleza e a juventude do pó da poesia.
A poesia é pólvora. Explode!
O pó mágico da poesia transcende o senso comum.
Leva-nos para um outro mundo de criatividade, imaginação.
Para o desconhecido; o inatingível mundo das transgressões do amor
E da insondável vida...
Nosso tempo é o pó da ampulheta. Fugaz.
Como a palavra que escapa para formar o verso
O despretensioso verso...
Queremos desengavetar e sacudir o pó que esconde o poema...
Queremos o Pó da Poesia em todas as linguagens da Arte e da Cultura.
O Pó que cura.
Queremos ressignificar a palavra Pó.
O pó da metáfora da poesia.
A poesia em todos os poros.
A poesia na veia.


Creia.


A poesia pode.


(Ivone Landim)



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Adolescentes na esquina - uma pequena crônica





Numa manhã de sol fui ao centro de Areia Branca, bairro do município de Belford Roxo onde moro, para comprar remédio. Cruzando a esquina da Rua Ribalta - onde fica um prédio que abriga uma padaria desativada - um grupo de cinco adolescentes trajando uniformes escolares ouviam num rádio em alto e bom som o hit Parado na Esquina do MC Robacena. O cenário denunciava o óbvio: os meninos estavam matando aula para curtirem o funk.

Entre eles havia um casal de namorados. A moça estava deitada com a cabeça encostada no colo do namorado (ou ficante) que estava sentado na calçada. Os outros três rapazes em pé riam com prazer, liberdade, descomprometimento. O menor deles dançava com uma debochada timidez - de quem tem o prazer em não mostrar tudo que é capaz de fazer. Uma coisa alí me seduzia; o descompromisso, a irreverência, o desafio e a beleza de jovens adolescentes em uma esquina celebrando a vida. O que importa se eu acho o funk uma porcaria? Se eu acho suas letras pobres? Se há pessoas que acham que elas e sua batida induzem adolescentes e crianças à violência, à pedofilia, à prostituição, ao crime e à promiscuidade sexual? O que importa se os adolescentes de hoje estão à mercê das drogas e da falta de limites? Tudo isso se apagava da minha mente. Até mesmo a crise na Educação; o conflito entre educadores e estudantes, entre pais e filhos.

Na fotografia da minha mente e do meu coração só ficava e fica até agora a cativante e envolvente imagem daqueles adolescentes parados na esquina, festejando o mundo na batida do funk; como anjos festejando o astral ao som de uma harpa.

Marcio Rufino

Créditos da imagem: Site Texto Online.

3 comentários:

Camila Senna disse...

Rufino, você é maravilhoso, descreveu tudo com muita clareza o que viu e o que pensa... O final foi lindo. "Na fotografia da minha mente e do meu coração só ficava e fica até agora a cativante e envolvente imagem daqueles adolescentes parados na esquina, festejando o mundo na batida do funk; como anjos festejando o astral ao som de uma harpa".

"Perfeito".

Às vezes não entendemos, mas temos que entender que é a cultura que os mesmos tiveram e ainda tem como base. Esse cenário há de mudar quando melhorar tudo no mundo deles e no mundo todo.
Isso é a maioria, mas sempre tem um, como eu, como você e tantos outros que não curtem o que já lhe foi declarado. Tenho um amigo chamado Levi, que é cearense e odeia(rs) forró. Certa vez ele disse-me:"sou cearense mais não sinto-me cearense". Ele adora Rock, adora o frio. rs Vai entender.

Cada um escolhe o que quer ser... E o que quer para si.
Seu texto fez-me lembrar da música Tempo Perdido de Legião Urbana.

Beijosss e muitas saudades, Divino Márcio Rufino.

Marcio Rufino disse...

O que é que eu vou dizer? Vc já disse tudo, amiga. Quanto ao nos encontrarmos, fique atenta que dia 15 vamos nos reunir. Qualquer coisa confirmo. Bjs. Saudades também!!!

Camila Senna disse...

Márcio, dia 15 vou estar em Minas, queria muito que a data fosse outra, mas.... É noivado do sobrinho do Moisés. Um bj grande.